Mestrado em Inteligência Artificial
Descrição do Mestrado
O Mestrado em Inteligência Artificial (MIA) é dirigido a Licenciados em Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Informática, Inteligência Artificial, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica, Ciências de Dados, Engenharia Física e áreas afins. O objetivo central é formar Mestres em Inteligência Artificial e capacitar os alunos com conhecimentos avançados, competências práticas e uma compreensão profunda dos princípios que sustentam a IA.
Grau Académico: Mestre
ECTS: 120
Duração: 4 semestres letivos
Modalidade de ensino: Presencial
Regime: Diurno
Local: Universidade do Minho – Campus de Gualtar, Braga
Número máximo de admissões de ingresso: 60
Acerca do Mestrado
O Mestrado em Inteligência Artificial foi projetado para atrair dois grandes grupos de estudantes. O primeiro grupo inclui licenciados em Engenharia Informática e/ou Inteligência Artificial. O segundo grupo inclui licenciados com formação nas áreas científicas de Informática, Ciências da Computação, Ciências e Engenharia e afins, para além de uma boa formação de base em matemática.
A conclusão dos 75 ECTS correspondentes a toda a parte curricular do curso, exceto a Dissertação, confere o direito a um Diploma de Especialização em Inteligência Artificial. O curso poderá ser ministrado em Português ou Inglês
Resultados de Aprendizagem
O Mestrado em Inteligência Artificial pretende preencher uma lacuna da oferta educativa atual da Universidade do Minho, enquadra-se na missão institucional de educação e formação de profissionais em Inteligência Artificial, sustentadas em I&D de excelência, com qualidade reconhecida mundialmente e numa prática de extensão de reconhecida utilidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural.
O Mestrado em Inteligência Artificial irá:
- Formar profissionais de reconhecida qualidade e competência numa área estratégica a nível da Universidade do Minho, Portugal e Europa, em colaboração com empresas parceiras da Universidade do Minho e Centros de Investigação na área da IA.
- Reforçar uma posição de relevo, a nível nacional e internacional, em atividades de I&D, como suporte de um ensino de qualidade, em parceria com centros de investigação de topo, fomentando as práticas de investigação ao longo das várias UC, com especial ênfase na dissertação.
- Reforçar e Investir na renovação de uma imagem forte, consistente, moderna e apelativa que desempenhe uma relevante contribuição numa afirmação da Universidade do Minho na área da IA a nível nacional e internacional.
Componentes
Plano Curricular
1º ano
- Introdução à Inteligência Artificial
- Engenharia de Sistemas Dados
- Dados e Aprendizagem Automática
- Lógica e Inteligência Artificial
- Computação Inspirada na Natureza
- Opção I* (Informática)
*Opção I:
- Internet das Coisas
- Computação Paralela
- Aplicações e Serviços de Computação em Nuvem
- Engenharia Software Sistemas Inteligentes
- Agentes e Sistemas Multiagentes
- Sensorização e Ambiente
- Deep Learning
- Sistemas de Visualização de Dados e Conhecimento
- Projeto em Inteligência Artificial
- Opção II (IA)*
*Opção II
- Reinforcement Learning
- Computação Afectiva
- Descoberta de Conhecimento em Sistemas Heterogéneos
2º ano
- Inteligência Artificial e Sociedade
- Inteligência Artificial Generativa
- Opção III (Aplicações)*
*Opção III
- Aplicações Informáticas em Engenharia Biomédica
- Sistemas Inteligentes para a BioInformática
- Inteligência Artificial aplicada em Análise de Imagens
- Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Geográfica
- Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Geográfica
- Dissertação
Condições de Acesso
a) Licenciados em Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Informática, Inteligência Artificial, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica, Ciências de Dados, Engenharia Física e áreas afins;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de conhecimento mencionadas em a);
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas de conhecimento mencionadas em a);
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.
Objetivos
Objetivos Gerais do Mestrado
O Curso tem como objetivo capacitar os alunos com conhecimentos avançados, competências práticas e uma compreensão profunda dos princípios que sustentam a IA. Neste contexto pretende-se proporcionar conhecimentos avançados em algoritmos, aprendizagem computacional e aplicações práticas, permitindo a exploração de domínios especializados como o processamento de linguagem natural e visão, entre outros. Os conteúdos lecionados visam incentivar a investigação, desenvolver competências práticas, promovendo uma compreensão ética do impacto da IA e preparando os profissionais para liderar e inovar num ambiente em evolução. Com foco na colaboração interdisciplinar e na preparação para o mercado de trabalho complementa uma formação abrangente. O Mestrado assegura que os alunos possuirão conhecimentos ao nível das tecnologias, algoritmos e metodologias, sendo capaz de as contextualizar, aplicar e analisar, estabelecendo as competências definidoras de um perfil versátil de Msc em IA.
Objetivos de Aprendizagem
Adquirir uma sólida base científica na conceção e no desenvolvimento de sistemas e aplicações no domínio da inteligência artificial;
Adquirir uma forte capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipa e comunicação;
Desenvolver a capacidade de integrar conhecimento interdisciplinar na resolução de problemas, promovendo o pensamento crítico e abstrato;
Desenvolver capacidades de comunicação eficaz de resultados científicos;
Desenvolver a capacidade de realizar uma aprendizagem independente e um desenvolvimento profissional continuado;
Desenvolver a capacidade de identificar e enfrentar os novos desafios colocados pela crescente procura por soluções inovadoras e sustentáveis;
Desenvolver noções de ética, responsabilidade e sustentabilidade.



