Mestrado em Inteligência Artificial

Descrição do Mestrado

O Mestrado em Inteligência Artificial (MIA) é dirigido a Licenciados em Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Informática, Inteligência Artificial, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica, Ciências de Dados, Engenharia Física e áreas afins. O objetivo central é formar Mestres em Inteligência Artificial e capacitar os alunos com conhecimentos avançados, competências práticas e uma compreensão profunda dos princípios que sustentam a IA.

Grau Académico: Mestre

ECTS: 120

Duração: 4 semestres letivos

Modalidade de ensino: Presencial

Regime: Diurno

Local: Universidade do Minho – Campus de Gualtar, Braga

Número máximo de admissões de ingresso: 60

Acerca do Mestrado

O Mestrado em Inteligência Artificial foi projetado para atrair dois grandes grupos de estudantes. O primeiro grupo inclui licenciados em Engenharia Informática e/ou Inteligência Artificial. O segundo grupo inclui licenciados com formação nas áreas científicas de Informática, Ciências da Computação, Ciências e Engenharia e afins, para além de uma boa formação de base em matemática.

A conclusão dos 75 ECTS correspondentes a toda a parte curricular do curso, exceto a Dissertação, confere o direito a um Diploma de Especialização em Inteligência Artificial. O curso poderá ser ministrado em Português ou Inglês

Resultados de Aprendizagem

O Mestrado em Inteligência Artificial pretende preencher uma lacuna da oferta educativa atual da Universidade do Minho, enquadra-se na missão institucional de educação e formação de profissionais em Inteligência Artificial, sustentadas em I&D de excelência, com qualidade reconhecida mundialmente e numa prática de extensão de reconhecida utilidade, contemplando as vertentes científica, técnica, ética e cultural.

O Mestrado em Inteligência Artificial irá:

  • Formar profissionais de reconhecida qualidade e competência numa área estratégica a nível da Universidade do Minho, Portugal e Europa, em colaboração com empresas parceiras da Universidade do Minho e Centros de Investigação na área da IA.
  • Reforçar uma posição de relevo, a nível nacional e internacional, em atividades de I&D, como suporte de um ensino de qualidade, em parceria com centros de investigação de topo, fomentando as práticas de investigação ao longo das várias UC, com especial ênfase na dissertação.
  • Reforçar e Investir na renovação de uma imagem forte, consistente, moderna e apelativa que desempenhe uma relevante contribuição numa afirmação da Universidade do Minho na área da IA a nível nacional e internacional.

Componentes

Plano Curricular

1º ano

  • Introdução à Inteligência Artificial
  • Engenharia de Sistemas Dados
  • Dados e Aprendizagem Automática
  • Lógica e Inteligência Artificial
  • Computação Inspirada na Natureza
  • Opção I* (Informática)

*Opção I:

  • Internet das Coisas
  • Computação Paralela
  • Aplicações e Serviços de Computação em Nuvem
  • Engenharia Software Sistemas Inteligentes
  • Agentes e Sistemas Multiagentes
  • Sensorização e Ambiente
  • Deep Learning
  • Sistemas de Visualização de Dados e Conhecimento
  • Projeto em Inteligência Artificial
  • Opção II (IA)*

*Opção II

  • Reinforcement Learning
  • Computação Afectiva
  • Descoberta de Conhecimento em Sistemas Heterogéneos

2º ano

  • Inteligência Artificial e Sociedade
  • Inteligência Artificial Generativa
  • Opção III (Aplicações)*

*Opção III

  • Aplicações Informáticas em Engenharia Biomédica
  • Sistemas Inteligentes para a BioInformática
  • Inteligência Artificial aplicada em Análise de Imagens
  • Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Geográfica
  • Inteligência Artificial e Sistemas de Informação Geográfica
  • Dissertação

Condições de Acesso

a) Licenciados em Engenharia Informática, Engenharia de Sistemas e Informática, Informática, Inteligência Artificial, Ciências da Computação, Engenharia Biomédica, Ciências de Dados, Engenharia Física e áreas afins;

b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo, nas áreas de conhecimento mencionadas em a);

c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado, nas áreas de conhecimento mencionadas em a);

d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, reconhecido pelo Conselho Científico da Escola de Engenharia como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos.

Objetivos

Objetivos Gerais do Mestrado

O Curso tem como objetivo capacitar os alunos com conhecimentos avançados, competências práticas e uma compreensão profunda dos princípios que sustentam a IA. Neste contexto pretende-se proporcionar conhecimentos avançados em algoritmos, aprendizagem computacional e aplicações práticas, permitindo a exploração de domínios especializados como o processamento de linguagem natural e visão, entre outros. Os conteúdos lecionados visam incentivar a investigação, desenvolver competências práticas, promovendo uma compreensão ética do impacto da IA e preparando os profissionais para liderar e inovar num ambiente em evolução. Com foco na colaboração interdisciplinar e na preparação para o mercado de trabalho complementa uma formação abrangente. O Mestrado assegura que os alunos possuirão conhecimentos ao nível das tecnologias, algoritmos e metodologias, sendo capaz de as contextualizar, aplicar e analisar, estabelecendo as competências definidoras de um perfil versátil de Msc em IA.

Objetivos de Aprendizagem

Adquirir uma sólida base científica na conceção e no desenvolvimento de sistemas e aplicações no domínio da inteligência artificial;

Adquirir uma forte capacidade de resolução de problemas, trabalho em equipa e comunicação;

Desenvolver a capacidade de integrar conhecimento interdisciplinar na resolução de problemas, promovendo o pensamento crítico e abstrato;

Desenvolver capacidades de comunicação eficaz de resultados científicos;

Desenvolver a capacidade de realizar uma aprendizagem independente e um desenvolvimento profissional continuado;

Desenvolver a capacidade de identificar e enfrentar os novos desafios colocados pela crescente procura por soluções inovadoras e sustentáveis;

Desenvolver noções de ética, responsabilidade e sustentabilidade.